sábado, 7 de maio de 2016

Ainda refletindo sobre saneamento:

"Hoje no Brasil o saneamento básico é considerado como política pública, onde são inseridos em programas de governo, e muito políticos não gostam de gastar parte do seu orçamento em saneamento básico pois dizem que fica aterrado e população não vê, por isso não dá voto, por isso preferem obras maiores que causam impacto visual. A qualidade a vida digna esta elencada em nossa Constituição Federal com direitos sociais básicos, e saneamento básico é qualidade de vida digna, além de preservar o meio ambiente com prevê também nossa Constituição Federal. E o bem mais protegido em nosso ordenamento jurídico é a VIDA, portanto meio ambiente está ligado diretamente a VIDA e qualidade digna, pois sem saneamento básico como poderemos assegurar tais direitos?"(http://www.meioambienteonline.com/2014/07/saneamento-basico-no-brasil.html#ixzz4815bmpqF)

         
(imagem http://www.meioambienteonline.com/2014/07/saneamento-basico-no-brasil.html#ixzz4815bmpqF)

            Saneamento básico em questão:

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “saneamento é o controle de todos os fatores ambientais que podem exercer efeitos nocivos sobre o bem-estar, físico, mental e social dos indivíduos”, tais como, poluição do ar (emissão de gases), do solo (lixo urbano) e das águas (dejetos lançados nos rios, represas etc.), poluição sonora e visual, ocupação desordenada do solo (margens de rios, morros etc.), o esgoto a céu aberto, enchentes etc.


(foto: http://www.revistaforum.com.br/blogdascidades/2014/09/02/saneamento-basico-os-melhores-e-piores-municipios-brasil/)

        Saneamento básico

Saneamento básico compreende um conjunto de medidas que têm importância fundamental na conservação do meio ambiente e na qualidade de vida dos habitantes das cidades, são elas, o abastecimento de água, a rede de esgotos, a limpeza pública e a coleta de lixo, serviços que revelam as condições ambientais dos centros urbanos.
                     (foto: http://www.revistaforum.com.br/blogdascidades/2014/10/16/prazo-para-fim-dos-lixoes-sera-prorrogado/)
A falta de saneamento básico leva à contaminação de várias doenças, como hepatite, leptospirose, cólera, doenças de pele, diarreia, tifo, febre amarela, viroses, amarelão, esquistossomose, dentre outras. E falar em saneamento inclui a   
                              Gestão Ambiental     que é
         a busca constante por melhoria das atividades econômicas, dos             serviços, produtos e do meio ambiente de trabalho, estimulando a     redução do desperdício de materiais, energia, água etc. e        consequente a redução de custos, levando em conta a     sustentabilidade.


Nos 5570 municípios do Brasil mais o Distrito Federal  "Em entrevista ao Revista Brasil, o pesquisador do Instituto Trata Brasil, Pedro Scazufca, disse que a situação do Brasil em relação ao saneamento básico é preocupante e que metade da população brasileira, cerca de 100 milhões de brasileiros, ainda não contam com coleta de esgoto"(http://www.saneamentobasico.com.br/portal/index.php/meio-ambiente/2016-e-metade-dos-brasileiros-100-milhoes-nao-tem-coleta-de-esgoto/)

"Somente Santos, Franca e Belo Horizonte possuem o serviço universalizado. Enquanto a média dos 20 é de 95,7%, a nacional é de 48,3%. O tratamento é o que apresenta menores índices. Mas mesmo a média da grupo é de 81,1%, bem acima da média nacional de 38,7%. Os municípios de Franca, Maringá, Jundiaí, Sorocaba, Curitiba, Taubaté e Niterói tratam mais de 90% do esgoto que produzem."(http://www.revistaforum.com.br/blogdascidades/2014/09/02/saneamento-basico-os-melhores-e-piores-municipios-brasil/)
"Todo cidadão que mora em Curitiba pode participar da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, uma exigência da Lei Federal 11.445/2007 (Lei do Saneamento), que estabelece a obrigatoriedade da elaboração da Política e do Plano de Saneamento Básico pelo titular do serviço dos municípios brasileiros." 
(http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/consulta-publica-smma/1111)



(imagem:http://www.meioambienteonline.com/2014/07/saneamento-basico-no-brasil.html)

fontes

 http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/consulta-publica-smma/1111

http://www.significados.com.br/saneamento-ambiental/

http://escolakids.uol.com.br/saneamento-basico.htm(

http://www.saneamentobasico.com.br/portal/index.php/meio-ambiente/2016-e-metade-dos-brasileiros-100-milhoes-nao-tem-coleta-de-esgoto/

http://www.revistaforum.com.brhttp://www.tratabrasil.org.br/datafiles/estudos/ranking/relatorio-completo-2014.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário