Impulsionados pelo tema da Campanha da Fraternidade 2016 "Casa comum, nossa responsabilidade" os integrantes do NAB estiveram reunidos neste sábado 05 de março, para refletir sobre o assunto. A palestrante foi Raquel de Fátima Colet que abordou sobre o Ecumenismo e sua interface com a Bioética. Na suas palavras podemos entender o caráter desta campanha: "o ecumenismo não se fecha nas comunidades religiosas...vai ao encontro das outras confissões não cristãs para alcançar ações comunitárias". As ações, a que se refere, dizem respeito ao objetivo principal da iniciativa da CNBB, que é chamar a atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos. Certo é que trata-se de uma questão de justiça social que atinge a maioria dos cidadãos brasileiros. A estudiosa deixa a pergunta:"Em pleno século XXI como falar em saúde, sem saneamento básico, sem cuidar do lixo, sem repensar os hábitos de consumo?"
Para saber mais sobre o assunto:
CAMPANHAS DA FRATERNIDADE. Disponível em http://campanhas.cnbb.org.br/campanha/campanha-da-fraternidade-2016
RIBEIRO, C.de O. TEOLOGIA E ESPIRITUALIDADE ECUMÊNICA: IMPLICAÇÕES PARA O MÉTODO TEOLÓGICO A PARTIR DO DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO. Estudos Teológicos São Leopoldo v. 53 n. 1 p. 57-73 jan./jun. 2013
PAPA JOÃO PAULO II. CARTA ENCÍCLICA UT UNUM SINT: SOBRE O EMPENHO ECUMÊNICO (25 de maio de 1995). Disponível em w2.vatican.va/content/...ii/pt/.../hf_jp-ii-enc_25051995_ut-unum-sint.
Nenhum comentário:
Postar um comentário